segunda-feira, 15 de junho de 2009

DISLEXIA NA SALA DE AULA


Lidando com um aluno disléxico, o professor deve ter conhecimento e sensibilidade. Algumas estratégias podem usadas para facilitar o aprendizado do aluno disléxico:•uso freqüente de material concreto: relógio digital, calculadora, gravador, Material Curisineire e Material Dourado; •confecção do próprio material para alfabetização, como desenhar, montar uma cartilha; •uso de gravuras, fotografias (a imagem é essencial para sua aprendizagem); •folhas quadriculadas para matemática; •máscara para leitura de texto;•letras com várias texturas; •fazer revisões freqüentemente; •evitar ou dar mais tempo para que copie do quadro, pois isso é sempre um problema; •para ler palavras longas, ensinar a separá-las com uma linha a lápis; •não forçar a modificar sua escrita, pois ela sempre acha sua letra horrível e não gosta de vê-la no papel. A modulação da caligrafia é um processo longo; •dar menos dever de casa e avaliar a necessidade e aproveitamento deste; •dar um tempo maior para realizar as avaliações escritas. Uma tarefa em que a criança não disléxica leva 20 minutos para realizar, a disléxica pode levar duas horas; •sempre que possível , a criança deve ser encorajada a repetir o que lhe foi dito para fazer, isto inclui mensagens. Sua própria voz é de muita ajuda para melhorar a memória; •usar sempre uma linguagem clara e simples nas avaliações orais e principalmente nas escritas; •uma língua estrangeira é muito difícil para eles; fazer suas avaliações sempre em termos de trabalhos e pesquisas; •a criança disléxica deve sentar-se próxima à professora, de modo que a professora possa observá-la e encorajá-la a solicitar ajuda; •não esperar que ela use corretamente e autonomamente um dicionário para verificar como é a escrita correta da palavra. A habilidade de uso de dicionário deve ser cuidadosamente ensinada; •evitar dar várias regras de escrita numa mesma semana. Por exemplo, os vários sons do "C" ou "G". Dar lista de palavras com uma mesma regra para a criança aprender, sendo uma a cada semana.A professora deve ter muita sensibilidade para que suas atitudes não diminuam a autoestima do aluno disléxico, já tão frágil. Algumas atitudes e comportamentos podem ser feitos para isso:•evitar dizer que ela é lenta, preguiçosa ou compará-la aos outros alunos da classe; •ela não deve ser forçada a ler em voz alta em classe a menos que demonstre desejo em fazê-lo;•suas habilidades devem ser julgadas mais em sua respostas orais do que nas escritas;•demonstrar paciência, compreensão e amizade durante todo o tempo; •não riscar de vermelho seus erros ou colocar lembretes tipo: estude! precisa estudar mais! precisa melhorar!; •procurar não dar suas notas em voz alta para toda classe, isso a humilha e a faz infeliz; •não considerar as trocas na escrita como erro por falta de cuidado, tirando pontos de seu trabalho; •procurar não reforçar sentimentos que minimizam sua auto-estima. Nunca é tarde demais para ensinar uma criança a ler. Toda criança precisa de apoio e paciência e mais ainda o aluno disléxico. Ele precisa de mais compreensão com suas dificuldades e atenção individualizada sempre, por mais difícil que seja.

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