segunda-feira, 15 de junho de 2009

DISLEXIA E PROBLEMAS EMOCIONAIS



Em geral os problemas emocionais surgem como uma reação secundária aos problemas de rendimento escolar. Crianças disléxicas tendem e exibir um quadro mais ou menos típico:*Uma atitude depressiva diante das suas dificuldade, a criança mostra-se deprimida, triste e culpada;*A recusa de situações e atividades que exigem a leitura e a escrita, devido ao temor de viver novamente uma experiência de fracasso;*Uma atitude agressiva e pejorativa diante de seus superiores e iguais, revelando negativismo, agressividade e hostilidade com seus professores e colegas adiantados na escola;*Uma sensação de antipatia relativamente à leitura;*Diminuição da auto-estima;*Sentimento de insegurança, de vergonha e desespero como resultado do seu sucessivo fracasso;*Reduzida motivação para as atividades que impliquem a mobilização de competências acadêmicas.O esforço de lutar contra as dificuldades, a censura e a decepção às vezes leva a criança disléxica a manifestar sintomas como dores abdominais, de cabeça ou transtornos de comportamento (comportamentos anti-sociais, agressividade, marginalização progressiva ).

Um comentário:

  1. A dislexia no processo da aprendizagem,voces estão de parabéns,muito importante esses textos,é de suma importancia para quem faz psicopedagogia,orienta bem,gostei e agradeço,me ajudou,a somar meus conhecimentos,sucesso sempre,um abraço.

    ResponderExcluir